QUÃO RELEVANTE A ENGENHARIA DE ALIMENTOS É EM NOSSO COTIDIANO?
- Bárbara Alves

- 1 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Você pode não saber, mas a engenharia de alimentos tem grande impacto em sua vida e muito provavelmente estará presente em todos os dias dela. É através daquela pipoca quentinha que consumimos assistindo um filminho na Netflix e de tantos outros produtos que essa ciência perpassa nosso dia a dia e muitas vezes não nos damos conta. Mas, afinal, do que se trata essa engenharia?
ENGENHARIA DE ALIMENTOS: CURSO E PROFISSÃO
Quando escutamos a palavra engenharia, logo nos vem à mente as mais tradicionais. Todavia, a engenharia de alimentos não se trata de construções de alimentos como alguns podem imaginar por aí. Esse segmento abrange todas as praticas relacionadas a industrialização de alimentos.

Dentro das engenharias, é um curso multidisciplinar, tem duração média de cinco anos e pertence à área de tecnologia. As disciplinas incluem física, química, biologia e matemática; além das profissionalizantes e específicas da área de alimentos.
A atuação do engenheiro de alimentos é voltada para a indústria alimentícia. Nesse sentido, esse profissional tem um amplo leque de possibilidades, podendo desempenhar papel nos setores de:
● Produção e processo: onde é responsável por racionalizar e melhorar processos e fluxos produtivos;
●Controle de qualidade: encarregado da determinação dos padrões e controle de qualidade para os processos, por meio do planejamento e implantação de estruturas para análise e monitoramento destes;
●Pesquisa e desenvolvimento (P&D): esse setor é voltado para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios e tecnologias que atinjam novos mercados ou reduzam desperdícios;
● Projetos: fica a cargo desse profissional o planejamento, execução e implantação de projetos de unidades de processamento, como “plant lay-out”, instalações industriais e equipamentos;
● Comercial e marketing: aqui o profissional pode aplicar seu conhecimento técnico por meio de consultorias para clientes que desejam investir em marketing, análise e abertura de mercados, desenvolvimento de produtos e apoio à área de vendas;
● Fiscalização de alimentos e bebidas: esse trabalho se dá junto aos órgãos governamentais, tendo como objetivo estabelecer padrões de qualidade e garantir os direitos do consumidor;
● Âmbito acadêmico: o engenheiro ainda pode atuar como docente ou pesquisador na área acadêmica, contribuindo com sua experiência para a formação de novos engenheiros.

MERCADO DE TRABALHO PARA O ENGENHEIRO DE ALIMENTOS
O mercado de trabalho para o engenheiro de alimentos é grande e, devido as novas tendências e aos novos hábitos alimentares da população, cada mais cresce a procura por profissionais especializados na área de alimentos.
A indústria alimentícia é o setor que mais emprega profissionais formados em Engenharia de Alimentos. Contudo, como já citado nesse post, esse profissional tem ótimas possibilidades de atuação e a área de pesquisa reserva um bom cenário, dado a necessidade da elaboração de novos alimentos ou mesmo a adequação de antigos as novas normas que surgem constantemente.
Desta maneira, fica claro o valor desses profissionais em nossa sociedade, uma vez que são eles os responsáveis pela produção e segurança dos alimentos.
REFERÊNCIAS:
FONTES, Aléxia. Conheça como é carreira em Engenharia de Alimentos! Voitto, 2020. Disponível em: <https://www.voitto.com.br/blog/artigo/engenharia-de-alimentos>.
LOPES, João. O que faz um Engenheiro de Alimentos? Grupo Anchieta, 2018. Disponível em: <https://www.anchieta.br/blog/o-que-faz-um-engenheiro-de-alimentos>.
PORTAL UFC. Engenharia de Alimentos. Guia de Profissões. Disponível em: <http://www.ufc.br/ensino/guia-de-profissoes/553-engenharia-de-alimentos>.
Identificou-se com a carreira? Possui dúvidas sobre esse tema?
Deixe-nos um comentário com sua pergunta, em breve responderemos!
Comentários