top of page

Frutas e Hortaliças

  • Foto do escritor: Myrela Torres
    Myrela Torres
  • 13 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de jun. de 2021

Para iniciar, será abordado algo muito comum de ser confundido, mas que tratam de significados distintos que é a diferença entre fruta e fruto. Apesar de serem frequentemente considerados a mesma coisa, fruta e fruto possuem conceitos diferentes. Toda fruta, por exemplo, é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta.

O fruto, considerado uma estrutura botânica, tem um conceito mais geral. Ele é desenvolvido através da fecundação do ovário de uma flor. Muitas vezes, os frutos são chamados de legumes justamente por não apresentarem sabor adocicado. Já a palavra fruta, é uma designação que não existe oficialmente no vocabulário botânico. Trata-se apenas de uma forma mais genérica de fazer referência aos frutos que possuem sabor adocicado e que podem, em geral, ser consumidos.

Formação:

O processo de formação dos frutos só ocorre em plantas classificadas como angiospermas, ou seja, plantas que produzem flores e cujas sementes ficam dentro do pericarpo. Os frutos são desenvolvidos a partir do ovário fecundado da flor. A fecundação ocorre através de um processo chamado de polinização.

Após a fecundação, a flor passa por uma mudança bastante significativa e de todos os seus componentes, apenas dois se mantêm: o pedúnculo e o ovário. O ovário da flor é submetido a um processo de desenvolvimento e passa a constituir a fruta (ou fruto). Já os óvulos, passam a constituir as sementes.


ree

Fruto, fruta e pseudofruto:


O que é fruto?

O fruto é parte de uma planta do tipo angiosperma (possuem frutos, flores e sementes), produzido a partir do ovário de uma flor fecundado e desenvolvido.Sua principal função é a de proteger as sementes enquanto elas amadurecem. Os frutos costumam ficar maduros ao mesmo tempo em que as sementes ficam prontas para germinar.


ree

Tipos de fruto

De forma geral, os frutos são classificados em duas subcategorias: frutos carnosos e frutos secos. Os frutos carnosos são os que apresentam polpa macia quando estão maduros (exemplo: abóbora). Dentro dessa classificação eles ainda podem ser subdivididos em:


Drupa: Uma semente, endocarpo duro;

Baga: Uma ou mais sementes livres;


Já os frutos secos têm como principal característica o fato de não terem polpa macia e de apresentam um interior mais duro (exemplo: avelã).


Deiscentes: Abre-se para liberar as sementes (exemplo: castanhas)

Indeiscentes: Não se abrem e preservam a semente em seu interior (exemplo: nozes)


ree

O que é pseudofruto?

O pseudofruto, também chamado de falso fruto ou fruto acessório, é um termo da botânica pouco conhecida pela maioria das pessoas. Diferentemente do que acontece com o fruto, o pseudofruto consiste sempre em uma estrutura carnosa. Para saber a diferença entre frutos e pseudofrutos, basta conhecer a origem de suas respectivas formações.

Os frutos se desenvolvem a partir do ovário fecundado de uma flor, já os pseudofrutos se desenvolvem a partir de outras partes florais como, por exemplo, o pedúnculo e o receptáculo. Outro exemplo de pseudofruto é o morango, que também não é formado a partir do ovário da flor, mas sim de seu receptáculo. No caso do morango, as sementes é que são formadas a partir do ovário da flor, logo, são elas os verdadeiros frutos.A maçã, o figo, o abacaxi e outras estruturas botânicas chamadas de frutas são, na verdade, pseudofrutos.


Hortaliças

As hortaliças são grupos de vegetais cultivados em horta, onde partes como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes, são consumidas pelos humanos como alimento.

Quanto a sua forma de consumo, as Hortaliças classificam-se em:

• Hortaliças tuberosas - são aquelas cujas partes utilizáveis desenvolvem-se dentro do solo, compreendendo: tubérculos (batatinha, cará), rizomas (inhame), bulbos (cebola, alho) e raízes tuberosas (cenoura, beterraba, batata-doce, mandioquinha-salsa).

• Hortaliças herbáceas - aquelas cujas partes aproveitáveis situam-se acima do solo, sendo tenras e suculentas: folhas (alface, taioba, repolho, espinafre), talos e hastes (aspargo, funcho, aipo), flores e inflorescências (couve-flor, brócoli, alcachofra).

• Hortaliças-fruto - utiliza-se o fruto, verde ou maduro, todo ou em parte: melancia, pimentão, quiabo, ervilha, tomate, jiló, berinjela, abóbora.

Hortaliças como cenoura, abóbora, almeirão, brócolis, entre outros são fontes de Vitamina A, essencial para a visão e manutenção da pele. Os espinafres, couves, pimentão verde, entre outros, são ricos em Vitamina C, responsáveis pelo combate às infecções e no processo de cicatrização.

Além de todas as vitaminas e minerais presentes nas hortaliças, existe uma série de compostos bioativos presentes nestes vegetais que auxiliam no combate e prevenção de doenças. Como exemplo o licopeno (pigmento vermelho) presente no tomate, na melancia, etc., possui propriedades anticancerígenas e atuam como antioxidantes.

A melhoria da qualidade de frutas é muito importante, para que os produtores consigam realizar boas vendas. É preciso investir em classificação, padronização e em cuidados de embalagem para garantir a conservação dos produtos.

A qualidade das hortaliças e frutas está relacionada com: safra; alterações climáticas; contaminação do solo e da água; uso de agrotóxicos; transporte e armazenamento inadequados;


Cuidados a serem observado no recebimento de frutos e hortaliças:

- Devem ser frescas, maduras (mas não completamente), permitindo o armazenamento até o dia em que serão consumidas.

-Sem cortes, rachaduras, manchas, furos, insetos, sujidades (ex. terra) ou matérias estranhas (ex. prego, caco de vidro);

- Sem partes podres com aspecto desidratado (seco) ou aspecto aquoso (mole) e odor fétido (podre).

O conceito de qualidade de frutas e hortaliças envolve vários atributos. Aparência visual (frescor, cor, defeitos e deterioração), textura (firmeza, resistência e integridade do tecido), sabor e aroma, valor nutricional e segurança do alimento fazem parte do conjunto de atributos que definem a qualidade. Portanto, qualidade da fruta ou hortaliça está relacionada a fatores envolvidos nas fases pré-colheita e pós-colheita, ou seja, na cadeia produtiva. Dentre eles, destacamos os problemas de manuseio, como danos mecânicos e exposição dos produtos em temperaturas elevadas prejudiciais a sua conservação, o uso indiscriminado de agrotóxicos, as contaminações microbiológicas dos produtos provenientes principalmente de fontes de contaminação no cultivo e da falta de higiene e sanitização no manuseio e processamento dos mesmos.


Bibliografia:

[1]. CENCI, S. A. . Boas Práticas de Pós-colheita de Frutas e Hortaliças na Agricultura Familiar. In: Fenelon do Nascimento Neto. (Org.). Recomendações Básicas para a Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na Agricultura Familiar. 1a ed. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2006, v. , p. 67-80.

[2]. Bevilacqua, Helen Elisa C. R. Classificação das hortaliças. Disponível em:< https://www.cdn.ciorganicos.com.br/wpcontent/uploads/2013/09/02manualhorta_1253891788.pdf>. Acesso em : 12 de junho 2021.

[3]. MAGALHÃES, LANA. Significado de Diferença de fruta e fruto. Disponível em:<https://www.significados.com.br/diferenca-de-fruta-e-fruto/>. Acesso em: 12 de junho 2021.

[4]. MARTINEZ, MARINA. Hortaliças. Disponível em:<https://www.infoescola.com/nutricao/hortalicas/>. Acesso em: 12 de junho 2021.


Comentários


Envie-nos seu Feedback
RuimJustoBomMuito bomExcelente

Obrigado pelo envio!

Visite nosso instagram  

bottom of page